Evento Estadual sobre a Funcef e o Saúde Caixa dia 6/4

Evento Estadual sobre a Funcef e o Saúde Caixa dia 6/4

Escrito em 24/05/2024

O SEEB-MA convida todos os bancários da Caixa no Maranhão – da ativa e aposentados – para o Evento Estadual sobre a Funcef e o Saúde Caixa, que será realizado no sábado (06/04), das 9h às 13h, na Sede Administrativa do Sindicato, na Rua do Sol, Centro de São Luís.

DE OLHO NA FUNCEF - ANÁLISE DE TODOS OS PLANOS
O encontro contará com a presença do ex-gerente de contabilidade (GECOT) da Funcef, João Maceno, que palestrará sobre a situação atual do fundo de pensão, os equacionamentos, os resultados financeiros do último período, o acordo de leniência da J&F e as perspectivas futuras sobre todos os planos de benefícios, como o Não Saldado, o Saldado, o Novo Plano e o REB.

JURÍDICO ESCLARECERÁ AÇÕES DO SINDICATO
Durante o Encontro, a Assessoria Jurídica do SEEB-MA também participará para explicar o andamento das ações judiciais do Sindicato para questionar o equacionamento, demanda ajuizada na Justiça Federal, e para revogar as mudanças no Estatuto do fundo de pensão e no Regulamento do Plano de Benefícios Reg Replan Não Saldado, processo que está tramitando na Justiça Estadual.

“Na ocasião, vamos discutir ainda o anúncio feito pela Funcef do fim do equacionamento para os participantes do Não Saldado, bem como as perspectivas para o término desse desconto para os integrantes do Plano Saldado” – complementou o diretor Enock Bezerra.

SAÚDE CAIXA: LIMITE DE DE 6,5% PRECISA SER REVOGADO E DISCUTIDO NA CAMPANHA SALARIAL
Sobre o Saúde Caixa, os bancários vão discutir as consequências do acordo aditivo assinado pela Contraf-CUT, que encareceu o plano, embora muitos Sindicatos tenham se recusado a assinar o documento, como o SEEB-MA, o SEEB Bauru, o SEEB-RN, entre outros.

“Apesar da discordância de sindicatos de todo o país, inclusive da própria base da Contraf e da Contec, a Caixa e essas Confederações assinaram esse acordo rebaixado até 2025 e já implementaram as cobranças mais caras desde janeiro nos contracheques, reduzindo o salário líquido dos trabalhadores. Um absurdo que nós do Sindicato, com outros parceiros, estamos tentando derrubar na Justiça, em Brasília, pois essa é uma questão de suma importância que precisa ser discutida na Campanha Salarial deste ano” – finalizou Enock.

Pelo fim dos equacionamentos sem retirada de direitos, pela revogação do teto de 6,5% de contribuição da CEF para o Saúde Caixa, pela manutenção do plano de saúde na aposentadoria para os bancários admitidos pós-2018, vamos à luta!

RESSARCIMENTO DE DESPESAS
Os colegas do interior do Estado terão ressarcidos os custos com alimentação e transporte (passagem de ônibus), bem como garantida a hospedagem durante o evento. Paticipe! 

Matéria publicada originalmente em: 25/03/2024