SEEB-MA parabeniza moradores do Piquiá de Baixo por nova vitória

Escrito em 21/11/2024

No dia 25 de outubro, o reassentamento do Piquiá da Conquista, em Açailândia (MA), teve uma importante etapa no seu processo de consolidação de transposição das 312 famílias de Piquiá de Baixo, que foi a entrega das chaves das casas pelo Ministério das Cidades, acompanhada por várias entidades do movimento social organizado e por autoridades municipais, estaduais e federais.

“Nós do Sindicato dos Bancários do Maranhão parabenizamos essa comunidade que colhe os frutos de uma intensa luta há mais de 20 anos apoiada por várias entidades nacionais e internacionais” - afirmo Cássio Moreira, coordenador sindical que marcou presença no evento.

A comunidade de Piquiá da Conquista está em festa. A entrega das chaves das casas foi o cume de uma intensa luta da comunidade de Piquiá de Baixo. Porém, a luta continua por essas famílias, pela reparação completa das violações sociais, econômicas e ambientais provocadas pela Vale, siderúrgicas e empresas coadjuvantes, impulsionadas pela permissão com omissão ou ações dos poderes públicos, empresas vinculadas e pelos agentes financeiros que financiaram esses empreendimentos.

“Muitas pessoas não perderam somente suas casas, seus empregos ou sua saúde. Também perderam suas vidas destroçadas pela irresponsabilidade e descompromisso de sujeitos que deveriam cuidar de empreendimentos sustentáveis. Aqui, lembro-me do senhor Edvard Dantas Cardeal que iniciou esse sonho da ACMP (Associação Comunitária de Piquiá de Baixo), dando os primeiros passos para levar ao governo federal o pedido de ajuda para acabar com esse sofrimento. Ele não está aqui hoje para se alegrar com os seus, porque teve sua vida ceifada, mas seu espírito vive na realização dos seus e de toda a comunidade. Sr. Edvard, presente!” – afirmou o coordenador do SEEB-MA Francisco Sousa.

Parabéns a todas as famílias dessa comunidade e às entidades apoiadoras, bem como aos(às) missionários(as) combonianos (as), na pessoa de Padre Dario, que acompanharam e acompanham essa coletividade. “Viva a luta dos(as) pequeninos(as)!”, finalizou Francisco Sousa, autor do artigo Piquiá da Conquista: a Vitória dos de Baixo contra os Gigantes do Ferro, que conta um pouco dessa história.