SEEB-MA se reúne com BB e cobra transparência sobre reestruturação

Escrito em 30/01/2026

O SEEB-MA se reuniu nesta sexta-feira (30/01), por videoconferência, com a Superintendência do Banco do Brasil (SR/MA) e a Gepes para tratar da reestruturação anunciada pela instituição. Segundo o BB, as mudanças envolvem reorganização do modelo de atendimento, criação de novas funções comissionadas e reforço de investimentos em segmentos considerados “estratégicos”, como pessoa jurídica (PJ) e agronegócio.

Durante a reunião, o Sindicato questionou a falta de transparência sobre os impactos da reestruturação, os critérios para distribuição das novas funções e o risco de fechamento ou rebaixamento de agências. O SEEB-MA também demonstrou preocupação com a possibilidade de haver excesso de pessoal em unidades voltadas ao agro e à PJ, enquanto agências que atendem a população em geral seguem com quadro reduzido e sobrecarga de trabalho.

Em resposta aos questionamentos, o Banco do Brasil afirmou que a reestruturação busca modernizar o atendimento e atender às demandas de clientes que exigem maior especialização. A SR/MA destacou que não haverá transferências compulsórias entre praças diferentes, conforme previsto em regulamento.

O BB informou também que, nesta primeira fase, haverá remanejamento interno para ocupação das novas funções criadas. Segundo o banco, serão abertas 28 novas oportunidades no Maranhão, além de vagas destinadas a empregados priorizados e nomeações específicas. A Gepes acrescentou que há um cronograma definido para a implementação das mudanças e que os bancários devem acompanhar as próximas etapas do processo.

Durante a reunião, o SEEB-MA defendeu ainda a realização de concurso público, o reforço do quadro de funcionários nas agências e que as novas funções ajudem a recompor equipes nas unidades com maior sobrecarga.

“Não achamos justo uma reestruturação que fortaleça áreas voltadas ao lucro e enfraqueça o atendimento ao povo. O BB tem função social e precisa de mais concursados. Estaremos atentos a todos os desdobramentos dessa reestruturação!” - afirmou Rodolfo Cutrim, que representou o SEEB-MA na reunião ao lado do coordenador João de Siguinez.

A luta continua! 
.