Bancast: o futuro do Saúde Caixa está em jogo!

Escrito em 04/26/02025

Nessa quarta-feira (16/4), o especialista Plínio Pavão, os coordenadores do SEEB-MA, Eloy Natan e Francisco Sousa, além do advogado do Sindicato, Jonathas Lobo, participaram do BanCast – o PodCast dos(as) Bancários(as) do Maranhão - no canal oficial do Sindicato no Youtube (@bancariosma). O tema dessa edição foi: Saúde Caixa - vem mais um aumento por aí?

Na transmissão ao vivo, os participantes abordaram a situação atual do Saúde Caixa; ressaltaram a necessidade de retirar o teto de 6,5% para custeio do plano do Estatuto da CEF e do Acordo Coletivo do funcionalismo; defenderam a volta dos princípios da universalidade, da isonomia, do pacto intergeracional e do modelo de custeio 70/30 (pois hoje os empregados estão pagando quase 50% dos custos do plano). Além disso, comentaram sobre a atuação jurídica e política do SEEB-MA para atingir esses objetivos.

Na oportunidade, todos destacaram que é preciso, o quanto antes, construir uma mobilização nacional em defesa do Saúde Caixa; pelo fim da 13ª contribuição; para que todos os empregados possam se aposentar com direito ao plano; pela melhora no credenciamento de médicos e hospitais, em especial, fora das grandes cidades. Caso a luta não comece desde já, o aumento pesará no bolso do funcionalismo em 2026.

Basta! O SEEB-MA faz um chamado ao movimento sindical de todo o país para pressionar a Caixa a assumir sua responsabilidade com a saúde dos empregados! Perdeu o BanCast dessa quarta (16/4)? Assista na íntegra no Youtube do SEEB-MA (@bancarisma). Imperdível! 

.