SEEB-MA denuncia Bradesco contra reestruturação

Escrito em 28/06/2024

O SEEB-MA promoveu um ato público nesta quinta-feira (27/06) contra a reestruturação no Bradesco, que segue em ritmo acelerado no Maranhão e no restante do país. No último dia 21, o banco fechou mais uma agência bancária em São Luís, localizada na Praça Pedro II, no Centro da Capital. O encerramento da unidade causou muitos prejuízos para os bancários e para os clientes, como o aumento do medo de demissões, a precarização das condições de trabalho e a piora no atendimento, que se concentrará agora em outras agências, piorando a superlotação e as filas.

“Essa é a triste realidade da reestruturação no Bradesco. Nos últimos meses, 9 unidades foram fechadas no Estado. Embora o banco tenha lucrado mais de R$ 16 bilhões em 2023, continua a demitir empregados, fechar agências e transformar outras em unidades de negócio sem guichês de caixa, sem numerário, sem vigilantes e sem segurança. Nas poucas agências que restaram, há poucos bancários, exploração, adoecimento e desrespeito à população” – criticou o coordenador Edvaldo Castro.

Diante de mais esse ataque, o coordenador Cláudio Costa afirmou que o SEEB-MA continuará realizando manifestações e denunciando o banco aos órgãos de defesa do consumidor, bem como ao Ministério Público e à classe política, a fim de cobrar condições dignas de trabalho para os bancários e de atendimento ao público. “O banco já afirmou que esse processo não tem volta, mas faremos o que estiver ao nosso alcance para impedir essa reestruturação, que só visa ao lucro em detrimento da vida das pessoas. Por nenhum direito a menos, vamos à luta” – finalizou.

Lista de agências fechadas pelo Bradesco no MA

- 1. Rua Grande/SLZ
- 2. Rua do Sol/SLZ;
- 3. Tirirical/SLZ;
- 4. Shopping São Luís;
- 5. Shopping Rio Anil/SLZ;
- 6. São Francisco/SLZ;
- 7. Praça Pedro II/SLZ;
- 8. Cantanhede (MA);
- 9. Alcântara (MA) - sub judice.