Basa comemora 82 anos de fomento à Amazônia legal

Escrito em 09/07/2024

Com sede em Belém (PA) o Banco da Amazônia (BASA) tem sua história contada através do desenvolvimento econômico da região, por meio dos projetos que realiza. Nesta terça-feira (09/07) o Banco completa 82 anos de compromisso com a Amazônia e suas populações, e com a sustentabilidade da região.

O BASA possui Programas de aplicação do FNO (Fundo constitucional de Financiamento do Norte): Energia verde, Amazônia Empresarial verde e Amazônia rural.

O FNO é um fundo do Governo Federal que serve para fomentar o desenvolvimento da região Norte e é o responsável por grande parte da receita do Banco.

O Banco é o principal financiador da região Norte, onde fomenta cerca 60% dos créditos e tem baixa taxa de inadimplência. Por ser um Banco público, é focado no desenvolvimento regional, na sustentabilidade, no financiamento de políticas públicas de melhoria em saúde, educação, cultura, lazer, saneamento e segurança pública.

No Maranhão, o SEEB-MA vem atuando fortemente há anos, a fim de impedir o fechamento das agências do Banco, pois entende o impacto que representa tanto na vida dos bancários quanto na vida da população. Em 2023 o banco registrou lucro de R$ 1,3 bilhões, o que representa aumento de 19,9% em comparação com 2022, além de patrimônio líquido em torno de R$ 5,9 bilhões.

“Nosso desejo é de que em meio às comemorações pelo aniversário, haja também reflexão, com foco no papel que o Banco já exerce na região onde atua tão fortemente, por meio de ações de grande importância para o desenvolvimento, a sustentabilidade e o fortalecimento da região, do Brasil e das pessoas, em especial seus funcionários e colaboradores”. Com sede em Belém (PA) o Banco da Amazônia (BASA) tem sua história contada através do desenvolvimento econômico da região, por meio dos projetos que realiza. Nesta terça-feira (09/07) o Banco completa 82 anos de compromisso com a Amazônia e suas populações, e com a sustentabilidade da região.