Em defesa dos bancos públicos, FORA BOLSONARO!

Em defesa dos bancos públicos, FORA BOLSONARO!

Escrito em 13/07/2021

O SEEB-MA faz um chamado à população, à classe política, às entidades sindicais e sociais para unirem forças contra o objetivo velado do Governo Bolsonaro de desmontar e de privatizar os bancos públicos.

Com a iminente privatização da Eletrobras e dos Correios, o próximo passo do Ministro da Economia, Paulo Guedes, é intensificar os ataques contra o Banco do Brasil, a Caixa, o BASA e o BNB, a fim de beneficiar os banqueiros privados, que só pensam nos lucros e não no desenvolvimento do Brasil.

Por ordem desse presidente entreguista e a serviço do capital, o desmonte dos bancos públicos já está a todo vapor por meio do fechamento de agências, das reestruturações no BB, das demissões voluntárias na Caixa e, agora, com a Medida Provisória nº 1052/2021.

A MP, editada pelo Governo Federal, visa reduzir as taxas pagas ao BASA e ao BNB para a administração dos fundos constitucionais (FNO e FNE), o que afetará drasticamente as receitas desses bancos, colocando em risco a sustentabilidade, a existência e a missão dessas instituições.

O Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste são responsáveis por fomentar o desenvolvimento regional, liberando crédito a juros baixos para a agricultura, a pecuária, os comércios, dentre outros setores, a fim de gerar emprego e renda no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, algo que os bancos privados nunca farão pela população.

Por isso, trabalhador(a), vamos juntos cobrar os deputados e senadores, seja nas ruas, observando-se os protocolos sanitários, ou nas redes sociais, para que os parlamentares maranhenses defendam nossas pautas. Pela defesa e fortalecimento dos bancos públicos e contra as privatizações das estatais.

A luta continua: FORA BOLSONARO!