SEEB-MA pressiona senadores pela aprovação do PDC 956

SEEB-MA pressiona senadores pela aprovação do PDC 956

Escrito em 19/07/2021

 Vitória! A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 13/07, por 365 votos favor e 39 contra, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 956/2018, que visa sustar a Resolução 23 da CGPAR, medida criada no Governo Temer para atacar os planos de saúde dos bancos públicos e das estatais.

De autoria da deputada federal e bancária da Caixa, Érika Kokay, o PDC 956 foi apresentado em 2018. No último dia 08/07, após muita pressão de sindicatos e associações, a Câmara já havia aprovado a apreciação urgente do projeto devido ao risco da CGPAR 23 para os trabalhadores.

Para se ter ideia, essa Resolução tem como objetivo tornar os planos de saúde dos bancos públicos, como a Caixa, o BB e o BNB, mais caros e excludentes, com o aumento da contribuição dos bancários, além da exclusão dos aposentados e dos dependentes dos convênios médicos.

“Essa resolução é nefasta, pois coloca em risco o equilíbrio financeiro e a saúde da categoria e de seus familiares, aumentando a contribuição dos trabalhadores que, hoje, é de 30% do custeio para 50%. Não vamos aceitar esse ataque de Bolsonaro e de Paulo Guedes” – afirmou Enock Bezerra.

De acordo com o dirigente, apesar da vitória na Câmara Federal, os bancários da ativa e aposentados de todos os bancos devem continuar firmes na luta, pressionando os senadores maranhenses via redes sociais, de modo que o PDC 956/18 seja aprovado, também, no Senado.

“Só com a aprovação desse projeto e a derrubada definitiva dessa Resolução 23 da CGPAR, conseguiremos salvar os nossos planos de saúde. Por isso, vamos à luta” – finalizou o diretor do SEEB-MA.